segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Controle alternativo de Pragas nas plantas
Os clientes me perguntam por que as plantas têm tantas pragas? A resposta é simples: de tanto pulverizarem as plantas com defensivos químicos, acabamos matando os predadores naturais das pragas das plantas. Faz quanto tempo que não achamos uma joaninha em nosso jardim? Ela é uma comedora de pulgões, que tanto afetam nossas plantas. Vamos procurar pulverizar nossas plantas com defensivos naturais, menos tóxicos. Quando a planta apresentar pragas que tal antes de aplicar defensivos fazer primeiro uma adubação. Faça uma adubação orgânica com estrume. Limpe as folhas infestadas com um pano embebido em água com sabão de coco, depois jogue água em abundância para lavar as folhas, mas se a infestação for grande, limpe as folhas com álcool e pulverize com fumo de rolo.
Vai aí à receitinha: 50g de fumo de rolo picado 50g de sabão de coco picado;100ml de álcool; 1 l de água. Misture tudo em uma garrafa pet que deve ser embrulhada no jornal para não entrar luz. Deixe descansar por 48h. Coe e dilua em 5 l d´água. Pulverize nas plantas infestadas. Só repita a dose a cada 15 dias. Quando observar que não existem mais pragas, suspenda as pulverizações. Esta receita serve para combater cochonilhas, ácaros, pulgões e lagartas. Já existe fumo de rolo pronto também, porém a receita caseira é mais confiável. Vamos proteger as plantas com produtos que não contaminem o solo, o homem nem os animais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa essa dica é fantastica, não sei porque, mais minha cunhada colocou casca de batata para adubar meu pé de pimenta e ele morreu, fiquei muito triste, ele tava tão lindo. o que deve ter acontecido com ele? se souber me responda por favor, há mais uma coisa seu blog é super, hiper, big legal. adoreil. boa sorte.

Marisa Lima disse...

Oi Cristiano,
a planta quando foi regada com a casca em cima da terra pode ter abafado, apodrecido e dado algum fungo.
Quando usamos cascas para adubação, devemos primeiro secá-las ao sol, triturar e só depois usar como adubo, misturando na terra.
Que bom que você gostou do blog. Visite sempre e faça suas sugestões.

Anônimo disse...

Hello. Sobre o alcool. Qual o grau de concentração que devo usar? Aqui em casa , por exemplo é 92 º. Serve ? Grato


freg

Marisa Lima disse...

Oi Freg,
você pode usar o álcool em qualquer concentração.

 
BlogBlogs.Com.Br