segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Paisagismo Sustentável

Estava lendo o site de minha amiga Maria Aguiar, Oficina da sustentabilidade, e encontrei num post do dia 15 de dezembro de 2008, um texto interessantíssimo que falava sobre uma Cartilha de Paisagismo Sustentável lançada pela Prefeitura de Curitiba. É um texto longo, porém de fácil e agradável leitura Esta iniciativa só poderia ser mesmo da Prefeitura de Curitiba, cidade referência em educação ambiental e programas ecológicos. Segue abaixo alguns trechos para aguçar a curiosidade, mas não deixem de ler na íntegra.

“Propomos o estabelecimento de parcerias produtivas entre os mais biodiversos atores sociais e ambientais: envolver os vizinhos, escolas, clubes, igrejas, condomínios, associações, empresas, órgãos governamentais, universidades, voluntários, artistas e cientistas, para aumentar o nível de ar puro nos diversos ambientes de convivência, preservar a natureza e produzir recursos para o bem comum, valorizando os potenciais paisagísticos, sociais e culturais de cada região.

Se respeitarmos o equilíbrio dos diversos ciclos naturais e as particularidades sociais com que vamos trabalhar, alcançaremos um grau bem elevado de sustentação. Se envolvermos todos os participantes em amor e criatividade, poderemos elevar um outro grau nesta escala, acrescentando o valor da solidariedade e todos os seus derivantes.

Paisagismo Sustentável Solidário. É o tempo da necessária renovação cultural e dos costumes para a sobrevivência da raça humana, diante das próprias inovações tecnológicas e do aumento populacional. É tempo de usar técnicas que aproveitam o melhor da natureza e da criatividade humana para manter os sistemas sempre belos, sem uso de pesticidas e adubos químicos, que desequilibram as plantas e causam doenças, inclusive a quem as cultiva ou utiliza, sem desgastar o ambiente ou o orçamento, bastando um pouco de conhecimento, sensibilidade e habilidade para criar com a natureza e reciclar os materiais disponíveis. Tempo de valorizar plantas e animais

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada Marisa pela referência. A divulgação desses conceitos e idéias é muito importante, porque somente assim estaremos de fato contribuindo para um mundo mais sustentável!
bjs

Marisa Lima disse...

Oi Maria,
concordo com você.
Seu blog Oficina da Sustentabilidade é muito esclarecedor.
Bjs

 
BlogBlogs.Com.Br