domingo, 25 de abril de 2010

Vamos falar sobre orquídeas

Questionada por meu amigo Alexandre hoje, resolvi falar um pouco sobre as orquídeas.
Temos muitas espécies aqui no Brasil, cada uma mais linda e exótica do que a outra,porém a mais cultivada por aqui por melhor se adaptar em apartamentos é a Phalaenopsis
Orquídeas são plantas epífitas, que não se enraízam no solo, mas conseguem se fixar em qualquer superfície, dando preferência a troncos de árvores ou até mesmo em pedras.
O cultivo de orquídeas é bem fácil, mas antes de cuidar você deve identificar qual espécie você adquiriu pois cada uma tem suas peculiaridades de cultivo.
As orquídeas se adaptam a meia sombra e precisam de regas semanais, mas tome cuidado para não deixá-la encharcada, ela não gosta disso. Nunca coloque pratinhos embaixo da orquídea.
Elas florescem uma vez ao ano, ocorrendo algumas exceções, eu tive uma Phalaenopsis que floriu seguidamente por meses.
Elas não precisam de terra em seu vaso, coloque carvão, pedriscos, pedaços de fibras de coco ou xaxim (se achar), esfagno, musgo. Troque esse substrato a cada dois anos. Se aparecerem pragas, pulverize com defensivo natural como fumo de rolo, que hoje já temos industrializado. Você pode também passar um pano com álcool para retirada manual das pragas e depois um pano úmido.
Para acelerar seu crescimento use adubos líquidos NPK 4-14-8 ou farinha de osso.Essa adubação pode ser trimestral.
Depois que ela florir, retire manualmente as flores secas e corte sua haste no terceiro nó, de preferência esterilize a tesoura antes do corte.

Fácil não?
Então vamos ao cultivo

Um comentário:

Jane Maria disse...

Marisa, ganhei uma orquidea, q não lembro a espécie, mas meu pai sabe....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....valeu as dicas!!!!

 
BlogBlogs.Com.Br