quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Rede de Reabilitação Lucy Montoro ministra oficinas de jardinagem para exercitar sensibilidade e coordenação motora

A unidade Lapa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, oferece oficinas de jardinagem para auxiliar no tratamento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os alunos aprendem sobre paisagismo, manutenção de jardim e horta. Com duração de duas horas, as aulas recebem pacientes já atendidos pela Rede, pessoas da comunidade e vítimas de acidentes de trabalho em busca de um ofício para geração de renda.
Os utensílios de jardinagem são adaptados com tesouras de fácil manuseio e canteiros suspensos, por exemplo. Segundo a terapeuta ocupacional da Rede Lucy Montoro Noemia Moraes, a atividade não exercita apenas a coordenação motora, mas também a sensibilização. "O contato com a terra e as várias espécies de plantas possibilita ao paciente sentir diferentes texturas", ressalta Noemia.
Outro ponto trabalhado pela jardinagem é o campo emocional. "Pessoas que estiveram em contato com a natureza na infância, depois de sofrerem um AVC,por exemplo, sentem vontade de voltar a esta fase da vida, pois isso as remete a um período em que eram produtivas", explica a terapeuta.
As oficinas oferecidas na unidade Lapa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro são consideradas uma fase do processo de reabilitação em que os pacientes optam por participar. Caso o paciente não tenha condições de exercer a atividade desejada por suas limitações, ele é encaminhado para outra oficina. De acordo com a terapeuta ocupacional, há uma triagem para indicar as atividades adequadas para cada paciente.
Fonte: Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência

Em Angra dos Reis RJ também existe este curso. A Prefeitura dá cursos de Jardinagem e Noções de Paisagismo,na Subsecretaria de Parques e Jardins, que funciona no Horto Municipal. Adorei a notícia. Parabéns as iniciativas destes órgãos públicos!

3 comentários:

Coisas de Taty disse...

Também gostei da notícia,que iniciativa bacana! Que venham mais! \o/ \o/


Bjus

Anônimo disse...

Que essa iniciativa sirva de exemplo para mais orgãos públicos,não é mesmo?!

Parabéns,excelente noticia!!


Josefa

Marisa Lima disse...

Inclusão social, aos poucos está chegando ao nosso país.
Acabei de ver que a Gol, também está com deficientes em seu quadro de funcionários. Antigamente a seleção para se entrar em uma Cia Aérea era a beleza física, um rigor na escolha que parecia concurso de miss.
O funcionário que me atendeu, só tinha a metade de um dos braços. Fiquei contente com o que vi.

 
BlogBlogs.Com.Br